quinta-feira, 4 de junho de 2009

DOENÇA DE PEYRONIE

A doença de Peyronie, mundialmente assim conhecida, foi descrita em 1743 por François Gigot de La Peyronie (1678 - 1747), médico do Rei Luiz XV, da França, que morou no palácio de Versailles.
A doença de Peyronie é caracterizada por uma curvatura no pênis durante a ereção, que pode atingir até 90 graus tanto para cima, como para baixo ou para o lado, podendo estar associada ou não à dor durante as ereções. Desta forma, pode dificultar ou, até mesmo, impossibilitar o ato sexual.
O pênis é formado por três cavidades cilíndricas. As duas superiores são chamadas de corpos cavernosos e a inferior, de corpo esponjoso, o qual contém a uretra (canal por onde passa a urina e o esperma).

As duas cavidades superiores são envolvidas por uma membrana elástica denominada túnica albugínea, que se expande com a chegada do sangue, permitindo o aumento de tamanho e calibre do pênis. Quando ambas estão cheias de sangue, a ereção é obtida, sendo que esta deverá ser suficientemente rígida para possibilitar a penetração, desde que não haja curvatura para dificultar ou impossibilitá-la, ou, caso haja a penetração, que o pênis não saia facilmente da vagina
Acima dos corpos cavernosos, ou seja, sobre a túnica albugínea, encontram-se os nervos e vasos superficiais que dão sensibilidade à pele do pênis e à glande e as irrigam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário